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O caminho fácil para ter uma presença online

Sabe que em 2018 apenas 37,3% das empresas portugueses (fonte: PORDATA) têm presença na internet? E que apenas com pequenos passos poderá aumentar exponencialmente a visibilidade da sua empresa junto dos seus potenciais clientes?

Embora ter uma presença online exija algum investimento de tempo, e alguns conhecimentos específicos, identificamos uma linha de ações por onde poderá começar a delinear a sua estratégia online.

A equipa da Karma Design detém mais de uma década de experiência e um diversificado portefólio de clientes, sendo na sua grande maioria startups que nos procuram em busca de expertise para a criação/expansão da sua imagem corporativa e da sua presença online.  

Comece ainda hoje a implementar a sua estratégia online.

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#1 Escolha uma boa marca

Lembre-se da mnemónica KIS, ou seja, Keep It Simple. Verifique igualmente a disponibilidade da marca escolhida antes de efetuar qualquer investimento na sua criação. Para isso, sugerimos que verifique a existência de domínios disponível (.pt, .com, entre outros dependendo do seu objetivo), sem trocadilhos ou hífens.

Verifique igualmente no site do INPI se a marca se encontra registada. Por último, verifique a disponibilidade da marca nas redes sociais.

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#2 Desenvolva a sua imagem corporativa

Contrate um designer (empresa ou freelancer) para ajudá-lo a criar a sua marca. Lembre-se que a forma como se apresenta no mercado terá que transparecer o seu produto e/ou serviço, bem como o seu posicionamento no mercado. Esse sentido, a letra do logotipo, as cores utilizadas, entre outros aspetos, irão permitir ao seu público ter uma opinião sobre a sua empresa, mesmo antes de falar consigo.

Não se esqueça de solicitar com o ficheiro vetorial (Illustrator ou ficheiro EPS) como parte da entrega final. Os logotipos são muito importantes online, e aos longo do tempo irá ter que utilizar variações do mesmo para os perfis e campanhas de marketing online e offline (cartazes, folhetos, …).

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#3 Tenha um Site Online

O perfeito é inimigo do bom. Assim, às vezes um site de apresentação com apenas uma página (quem somos, o que fazemos, como nos distinguimos da concorrência, onde estamos e contactos) – one page site – é mais importante que um site cheio de informação.

Lembre-se que o mais importante é que o seu site seja coerente com a imagem que a sua empresa quer transmitir, ser adaptável para computador, telemóvel e tablet, bem como ser rápido a carregar.

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#4 Construa uma rede de parceiros que publiquem o link do seu site

Para que o site consiga atingir a primeira página de procura no google, e assim, conseguir alcançar mais rapidamente o seu público-alvo, é essencial que este seja considerado credível pelo algoritmo da Google.

Quando alguém partilha o link do seu site, ou fala sobre si, este irá permitir o seu site seja considerado mais credível, bem como o ajudará a obter um maior tráfego de visitantes. Por isso, é importante que crie uma rede de contactos que esteja disponível a partilhar o seu site.

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#5 Crie uma conta de empresa no Facebook

Muito embora o Facebook não seja uma rede social de negócio (B2B) como o LinkedIn, este continua a ser a maior rede social quase a nível mundial. Traduzindo, existe uma grande probabilidade que uma elevada percentagem do seu público-alvo esteja presente no Facebook.

Abra uma conta de negócios para que possa ter acesso às estatísticas do Facebook e, antes de colocar o seu Facebook online, crie uma foto de perfil e uma foto de mural profissionais e faça pelo menos quatro publicações que deem às pessoas motivos para continuar a seguir o seu perfil.

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#6 Personalize o URL da sua página de Facebook

O Facebook permite que personalizemos o URL da nossa página. Logo, em vez do perfil sem qualquer significado atribuído inicialmente pelo Facebook, o seu URL da sua página poderá ser: http://facebook.com/eletricistaluminoso

Para ganhar mais alguma visibilidade, crie um subdomínio e redirecione para a sua página do Facebook. Por exemplo: facebook.eletricistaluminoso.pt.

Configurar este subdomínio é gratuito e normalmente muito fácil (e feito através do alojamento do seu website).

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#7 Inicie um Blog para a sua Marca

Depois de criar o seu site, é importante que este se mantenha relevante. Crie uma área de blog no seu site e desenvolva artigos que demonstre ao seu público que é um expert na sua área.

O que o apaixona no seu trabalho? O que o torna diferente da sua concorrência? Ajude o seu público com pequenos tutoriais.

Os blogs aumentam as visitas ao seu site, as partilhas nas redes sociais e logo fazem melhorar o ranking do seu site no google.

Dica: Publique o vídeo no YouTube da sua empresa a demonstrar como fazer algo simples, por exemplo, com recurso a screencast, que basicamente é uma gravação simples do ecrã do seu computador e áudio. Posteriormente crie um artigo no seu site onde poderá partilhar o seu vídeo.

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#8 Criar contas de email com o seu domínio

Mais do que ser profissional, importa também parecer profissional. Para isso, emails com o seu domínio ajudam a distingui-lo e a passar uma boa imagem aos seus clientes. Exemplo: geral@eletricistaluminoso.pt

Crie uma assinatura de email com o seu logotipo, slogan e principais contactos. Estes pequenos pormenores vão ajudar a distinguir-se da sua concorrência.

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#9 Identifique os seus concorrentes mais diretos

Identifique os seus concorrentes mais diretos: Aqueles que têm o mesmo público-alvo que você, na mesma zona, com preços e serviços semelhantes aos seus.

Verifique igualmente quais detêm uma melhor estratégia de marketing. Agora pergunte-se: O que posso aprender com a minha concorrência? O que posso fazer igual? O que me torna único no mercado?

A resposta a estas perguntas vai ajudá-lo a obter melhores resultados na sua estratégia digital.

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#10 Instale um software de web analytics

Ao saber quem visita o seu site – de onde estão a vir, que páginas visitam, quais as palavras-chave que os levaram ao seu site – permitirá ir ajustando a sua estratégia, e assim conseguir um ainda maior tráfego de visitantes.

Para facilitar a implementação deste passo pode optar por usar o Google Analytics para além de completo e com diversos tutoriais de aprendizagem online, esta é uma ferramenta completamente grátis.

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#11 Cria a sua conta no Instagram e LinkedIn

Poderá criar contas em outras redes sociais, caso faça sentido para o seu negócio (exemplo: conta de Pinterest para uma empresa de decoração de interiores), no entanto, mais importante que ter muitas contas, é deter tempo para dinamizar as contas existentes.

A conta de LinkedIn é especialmente importante se pretender atingir um público empresarial.

Dica: Mencione o website da sua nova empresa/projeto e adicione um link do site nos espaços do perfil do linkedIn disponíveis para este efeito.

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#12 Promova os seus promotores

Quando alguém partilhar o seu site ou falar sobre si…agradeça efetuando uma partilha ou mencionando-os nas redes sociais. Este tipo de partilha permite ajudá-lo a ganhar visibilidade e permitirá também um ganho de visitantes para os seus promotores.

Além disso, outras pessoas irão notar este comportamento e estarão mais predispostas a partilhar o seu website e a escrever sobre si, porque sabem que fará o mesmo.

Dica: Identifique os experts na sua área e converta a listagem num artigo do blog. Exemplo: “Melhores Designer de Interior para se inspirar”. Adicione um link para o website destes e perfis online, isto irá aumentar possibilidade de reconhecimento junto de experts da área.

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#13 Criar uma Loja Online

A tendência de crescimento das compras online é impressionante. É importante, dependendo do seu produto, de permitir ao seu público-alvo a comprar os seus produtos online.

A existência de uma loja online irá permitir que pessoas com uma maior distância do seu local físico adquiram os seus produtos, bem como uma maior visibilidade da sua marca. O aumento da comodidade (comprar em qualquer lado e qualquer hora) é também outra vantagem que os seus clientes agradecerão.

Dica: Mesmo que preste serviços poderá ter uma loja online com a venda de alguns e-book de ajuda. Exemplo: “Manual de Penteados de Meninas para pais solteiros”

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#14 Investir no SEO

O SEO é um conjunto de técnicas usadas para que quem quer ganhar visibilidade na internet (Google, Bing, por exemplo) para que o consumir chegue ao seu site de maneira orgânica, ou seja, sem o recurso a publicidade paga.

Um site parado, sem atualizações e sem uso de técnicas de SEO não vai gerar acessos recorrentes e perderá a relevância ao longo do tempo, e vai passar de um site com potencial de gerar muitos negócios a um mero cartão de visitas virtual estático e com muito poucas visitas.

Dica: Para vez mais recursos online têm recurso a SEO, exemplo disso é o LinkedIn, assim importa assistir alguns vídeos no youtube para perceber como pode melhorar o seu SEO.

Como poderá fazer tudo isto sozinho…?

Estas são algumas das dicas que melhor têm funcionado nas empresas com as quais temos trabalho. Mas é claro que algumas empresas requerem estratégias mais específicas. No entanto, ajuda começar por assistir a alguns tutoriais (como por exemplo na academia do Linkedin). Avisamos, que a criação de uma estratégia online é muito consumidora ao nível de tempo.

Na Karma somos especialistas na criação de lojas online e de sites, dispomos igualmente da venda de alojamentos domínios, basicamente, todas as ferramentas que precisa para iniciar este trilho que é o marketing digital.

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